Proposta: SEQUÊNCIA DIDÁTICA COPA DO MUNDO 2014
2º Ano
Objetivos:
- Ler e interpretar textos informativos,
descritivos, dentre outros;
- Conhecer o evento “Copa do Mundo – Brasil 2014”
através do contato com a cultura do futebol e alguns dos seus personagens;
- Cantar o hino brasileiro corretamente.
Desenvolvimento:
þ
Conversar com a turma sobre um grande evento que
irá acontecer no Brasil, questionando os alunos para ver se eles sabem do que
se trata;
þ
Após as possibilidades, estimulá-los a falarem o
que já sabem sobre o evento;
þ
Apresenta um cartaz com a bandeira do Brasil e a
mascote da copa. O cartaz irá compor o mural da copa 2014;
þ
Convidar a turma para ir a sala de vídeo e assistir
alguns vídeos sobre o evento:
- 1º vídeo: Preparação para a Copa – Gaby Amarantos e Monobloco.
Explorar a letra da música (em anexo, somente uma
cópia para a professora).
- 2º vídeo: Chaves
Explorar a ideia visual do vídeo, levando os alunos
a pensarem na emoção e na alegria de torcer e vibrar com seu time, etc.
- 3º vídeo: Hino Nacional
Apresentar o hino, chamando atenção da turma para o
fato de todo país ter seu hino, seu tema e que antes do jogo começar sempre se
canta o hino de cada país. Explorar a ideia de o hino é um símbolo nacional e
tentar cantar com a turma um trechinho.
-4º vídeo: Fuleco
Conversar sobre a função de uma mascote, e se
lembram do nome da mascote da copa, suas cores, etc. Falar um pouco do que a
mesma representa.
þ
Após os vídeos retornar para a sala, entregar e
explicar a atividade de casa. Realizar uma leitura sobre a mascote da copa,
pedindo que a turma sinalize algumas
palavras. Como por exemplo:
- Circular o título;
- Pintar de amarelo a palavra Brasil;
- Pintar de azul claro o nome Fuleco;
- Sublinhar as palavras Futebol e Ecologia;
- Pintar de verde claro a palavra Tatu-bola.
þ
Realizar algumas vezes uma leitura coletiva do
texto.
Materiais: Cartaz com a bandeira e o
mascote da copa; Cartaz com a leitura sobre a mascote (ambos em A3), uma cópia
para cada sala. As outras atividades, uma para cada aluno, sendo que a leitura
(mascote colorido) fazer a impressão colorida.
LEITURA:
A MASCOTE DA COPA
A MASCOTE
OFICIAL DA COPA DO MUNDO DE 2014 NO BRASIL VAI SE CHAMAR "FULECO",
UMA PALAVRA QUE OS ORGANIZADORES AFIRMAM TRANSMITIR UMA MENSAGEM DE CONSCIÊNCIA
AMBIENTAL.
FULECO É UMA MISTURA DAS
PALAVRAS FUTEBOL E ECOLOGIA, DOIS COMPONENTES FUNDAMENTAIS DA COPA DO MUNDO
FIFA BRASIL 2014.
O NOME DA NOSSA MASCOTE
MOSTRA COMO ESTAS DUAS PALAVRAS COMBINAM PERFEITAMENTE E AINDA INCENTIVAM AS
PESSOAS A TEREM MAIS CUIDADO COM O MEIO AMBIENTE.
A MASCOTE É UM TATU-BOLA, UMA ESPÉCIE EM RISCO DE EXTINSÃO NO BRASIL.
ATIVIDADE
PARA CASA
COPA
DO MUNDO 2014
NO DIA 12 DE JUNHO SERÁ DADO
O PONTAPÉ INICIAL NA COPA DO MUNDO 2014 NO BRASIL E NOSSA ESCOLA NÃO FICARÁ DE
FORA DO EVENTO.
HOJE, CONHECEMOS O NOSSO
HINO, A MÚSICA DE PREPARAÇÃO PARA A COPA E A MASCOTE FULECO!
AJUDE O FULECO A ENCONTRAR O
SIGNIFICADO DAS PALAVRAS ABAIXO. VOCÊ PODE CONSULTAR O DICIONÁRIO OU A
INTERNET.
ECOLOGIA:
EXTINÇÃO:
MASCOTE:
Deixo como sugestão o blog http://educadorainquieta.blogspot.com.br/2014/03/sequencia-didatica-copa-do-mundo-2014.html onde tem várias atividades da copa.
Adorei seu blog, ficou muito interessante.
ResponderExcluir